Principal / Notícias


NOTÍCIAS


Ortopedista orienta sobre a mochila escolar

Especialistas recomendam que a criança não carregue mais que o equivalente a 10 por cento do seu peso corporal. A mochila deve ficar bem ajustável e ter tiras largas. O peso também deve estar bem distribuído. Mochilas com rodinhas é mais aconselhável, mas deve-se observar a altura da alça.
No estúdio, a médica ortopedista, especialista em coluna vertebral, Ayrana Soares Aires, explicou que os pais devem preocupar-se inicialmente com a postura da criança ao carregar a mochila e que carregar peso além do valor que deveria pode causar fadiga muscular, contraturas musculares e com o tempo ocasionar o aparecimento de uma hérnia de disco.
Segundo a doutora Ayrana Soares, a maior causa de dor entre crianças abaixo de 10 anos é por conta da má postura, seja ao carregar a mochila de forma inadequada ou mesmo dentro de sala de aula. Ela ressaltou que os pais precisam ficar atentos, por exemplo, se na sala de aula há uma cadeira adequada para os filhos estarem sentados assistindo aulas. Além disso, a especialista lembrou de mais duas preocupações que os pais devem ter: alimentação e atividade física.

A Fisioterapia no pós-operatório de Cirurgia Plástica


Quando um paciente deseja uma melhora corporal por meio da cirurgia plástica, ele procura um cirurgião de sua confiança e deposita nele todas as suas expectativas e fantasias. Após a cirurgia, ele depara exatamente o que não deseja: a dor, o edema, as equimoses e outros desconfortos provenientes do procedimento, chegando em certos casos, a questionar a conduta profissional e a capacidade desse médico (cirurgião).
Nós por meio da fisioterapia pré e pós cirúrgica, podemos minimizar as queixas e otimizar os resultados da cirurgia, diminuindo o desconforto e os traumas para o paciente. Cabe lembrar que sua satisfação talvez seja o critério hoje mais importante na avaliação dos resultados de procedimentos cirúrgicos. Com esse trabalho, temos o objetivo de levar a todos os profissionais da área médica os benefícios da reabilitação em pacientes que foram submetidos a cirurgia plástica, destacando que a fisioterapia tem muito a contribuir, tanto no pré como no pós operatório, com orientações e um tratamento fisioterapêutico adequado. Desta forma, é fundamental que os cirurgiões conheçam seus detalhes e indiquem um tratamento fisioterapêutico logo após o procedimento cirúrgico.