Principal / TOC

TOC (Tratamento por Ondas de Choque) - ESWT

Você sabia que muitas doces crônicas que antes devíamos conviver, já podem ser tratadas?
O Tratamento Por Ondas de Choque (TOC) é uma nova modalidade terapêutica para os pacientes com problemas músculo esqueléticos diversos que não melhoram com os tratamentos habituais e dores musculares crônicas.
Dores como fasceíte plantar, esporão de calcâneo, bursites em ombro e quadril, epicondilites em cotovelo e joelho antes de difícil solução, hoje apresentam um tratamento de rápida recuperação.
Não necessitando de anti-flamatórios ou outros meios terapêuticos, o TOC chegou para facilitar a nossa vida com uma rápida recuperação.
O TOC já utilizado por alguns anos nos Estados Unidos e na Europa já está ao nosso alcance no Brasil.

As Ondas de Choque são um tipo de energia mecânica e não um choque elétrico, que penetra no tecido lesado e provoca um fenômeno chamado cavitação, onde microbolhas se rompem provocando microrrupturas no tecido inflamado, determinando a liberação de substâncias anti-inflamatórias locais e também estimulando um aumento na microcirculação local.
Este aumento de nutrição no local leva a uma progressiva cura natural do processo inflamatório-degenerativo.

Indicações / Patologias

O tratamento extracorpóreo por ondas de choque (ESWT) tem disponibilizado aos ortopedistas um método terapêutico alternativo para o tratamento de inflamações crônicas dos tendões, calcificações no ponto de inserção dos músculos ou tendões.

Como é feito o Tratamento?

O tratamento utiliza-se de máquina específica, e são realizadas uma vez por semana, normalmente de três a cinco semanas. Costuma apresentar leve desconforto não necessitando de anestesia. Durante as semanas de tratamento costuma-se utilizar somente analgésicos.

Veja algumas indicações, clicando sobre uma imagem:

Fasceíte Plantar Com ou Sem Esporão:

Os sintomas são:

Dor aguda localizada no fundo e/ou ao redor do calcanhar, frequentemente a dor é pior pela manhã ou nos primeiros passos após ficar sentado algum tempo e após (não durante) o exercício; agravando por suportar peso excessivo ou depois de corrida; mais comum em adultos de meia-idade e predonderante em mulheres.

As causas são:

Carga excessiva no pé pela obesidade, ou exercício repetitivo (por ex: corrida); achatamento acentuado do arco ou arco muito alto (pés cavos); musculatura da panturrilha muito tensa.

Bursite Trocantérica de Quadril:

As causas são:

A Bursite é causada por uma inflamação de uma bursa. Elas atuam como almofadas entre os ossos e os tecidos modes, recobrindo-os. Além disso, ajudam a reduzi a fricção entre os deslizamentos entre os tendões dos músculos e os ossos. A extremidade ósssea lateral do quadril é chamada de grande trocânter, é sobre essa região que apoiamos o corpo ao dormir de lado. Este é um ponto de fixação para os músculos que movem a articulação do quadril.

Os sintomas são:

O Principal e mais comum sintoma da bursite do quadril é a dor lateral do quadril. A dor geralmente estende-se para porção posterior e inferior da coxa.

Nos estágios iniciais, a dor é geralmente descrita como aguda e intensa e até mesmo como queimação. Mais tarde, as dores podem ser mais fortes e espalhadas, sendo mais difícil localizá-las.
Normalmente, a dor é à noite, quando se deita sobre o quadril afetando e ao levantar de uma cadeira após um período sentado. Também pode piorar com caminhadas prolongadas, ao subir escadas ou ficar de cócoras.

Calcificações Periarticulares dos Ombros (Tendinite Calcárea):

Ou Tendinite de Ombros e Bursites.
Atletas e trabalhadores que necessitam fazer movimentos repetitivos, ou pessoas que usam os ombros em posições viciosas com frequencia, sofrem de dor causada pelo atrito ou pinçamento das estruturas que movem o ombro.

Esta síndrome de impacto inclui uma combinação de problemas; a inflamação da bolsa de deslizamento (bursite) localizada sobre os tendões rotadores do ombro, a inflamação dos tendões do manguito rotador (tendinite) e depósitos de cálcio nos tendões, causados pelo desgaste por rasgos ou traumas.
Se não tratados, estes componentes inflamatório e de impacto podem levar a uma ruptura do manguito rotador.
O tratamento inicial deve ser repouso das articulações, na fase aguda pode-se usar gelo e anti-inflamatórios. Posteriormente ultrassom e eventualmente injeções locais de cortisona.
Porém, se este tratamento não der resultado e, principalmente, nos casos mais severos, antes de cirurgias, a terapia por ondas de choque é uma alternativa extremamente recompensadora que pode beneficiar grande percentual de pacientes e evitando para estes, uma cirurgia.

Epicondilite Lateral e Medial Umeral:

Jogadores de tênis e jogadores de golfe são vítimas frequentes de dor no cotovelo. Arremessadores, trabalhadores manuais, jardineiros ou outras pessoas que necessitam de movimentos que incluam tensão e repetição no cotovelo também podem sentir os mesmos sintomas e serem igualmente limitados por estes. O chamado cotovelo de tenista (ou epicondilite lateral) é uma situação dolorosa em cima e ao redor da saliência óssea do lado de fora do cotovelo. A dor pode se erradiar ao longo do antebraço. O ato de dar a mão ou segurar ou elevar algo pode ser extremamente doloroso.

Outras Patologias:

Indicações já aprovadas para o uso ortopédico nas seguintes patologias:

Tecidos Moles:

Ombro: tendinose calcificante;

Outras Indicações Possíveis para Partes Moles:

Ombro: tendinopatias e bursites;
Joelhos: osteíte no polo da patela (joelho de saltador);

Geral: síndromes dolorosas causadas por músculos contraturados (trigger points) chamada dor miofascial.

Contra Indicações:

O tratamento extracorpóreo por ondas de choque deve ser prescrita e realizada por médico especializado e tem como contra-indicação os seguintes itens: Paciente tendo anormalidade na coagulação sanguínea (coagulopatia), ou que esteja tomando algum tipo de anticoagulante; infecção aguda de tecido mode ou osso; doença primária maligna (tumores) na área do tratamento; arritmias cardíacas ou uso de marca-passo.