Principal / Ortopedia / Cirurgia Mão

CIRURGIA MÃO

Síndrome do Túnel do Carpo (STC)

A síndrome do túnel do carpo (STC), é uma doença que acomete o nervo mediano a nível do punho, levando o paciente a sofrer incômodos como dor, formigamento, dormência e perda da força, em punho e mão, de maior frequência no período noturno.
A STC é mais frequente nas mulheres (em aproximadamente 70%) entre a quarta e sexta década de vida, embora possa ser encontrada em homens e em todas as faixas etárias.
Dentre os principais fatores de risco, encontram-se a diabetes, distúrbios hormonais relacionados à menopausa e gravidez, artrite reumatóide, obesidade, fraturas, alterações da tireóide, insuficiência renal, etc.

No exame físico pode-se constatar alterações sensitiva na área inervada pelo nervo mediano e fraqueza de adução do polegar. Dois testes simples podem ajudar no diagnóstico: A manogra de Phalen, que consiste na flexão volar do punho por 1 a 2 minutos, se positivo, leva a reprodução dos sintomas; O sinal de Tinel, que consiste na percução do nervo mediano.
O diagnóstico geralmente é clínico, mas pode ser comprovado através de exames complementares como a eletroneuromiografia e a ultrasonografia.
O tratamento da STC pode ser conservador ou cirúrgico. O tratamento conservador é preconizado para os pacientes com quadro clínico pouco exuberante e com pouco tempo de evolução. O tratamento cirúrgico está indicado quando não há resposta ao tratamento conservador, ou naqueles casos de longa duração, ou quando já há comprometimento evidente da musculatura tenar (do polegar).