Principal / Ortopedia / Cirurgia Pé

CIRURGIA PÉ

Joanete – Halux Valgus

O joanete, denominação popular da deformidade do Hálux Valgus, é uma saliência óssea que se forma na articulação na base do seu dedão do pé. É um problema progressivo e promove um desequilíbrio biomecânico de todo pé, geralmente evoluindo para quadro extremamente doloroso. O tratamento para joanete, inicialmente, é feito evitando-se os fatores deformantes, como sapato de salto alto e de bico fino, juntamente com fisioterapia e uso de palmilhas. Em casos de joanete grave, com dor que não melhora com tratamento conservador, a cirurgia está indicada.

Fasciite plantar

A fascite plantar é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar. Trata-se de uma inflamação de um tecido chamado fáscia plantar, localizado na sola do pé. Vários fatores predispõe a esta inflamação, dentre elas as mais importantes são: calçados inadequados, idade, obesidade. O tratamento é baseado em eliminação dos fatores que causam a dor, fisioterapia e uso de medicações.

Tendinites em tornozelos e pés

Os tendões são estruturas que unem os músculos aos ossos dando movimento. Portanto, em todo corpo, onde há tendão, pode haver tendinite e no pé e tornozelo não seria diferente. As tendinites na região do tornozelo mais comuns, acometem da região lateral e medial do tornozelo, sendo chamadas de tendinite dos fibulares e tendinite do tibial posterior, respectivamente. A causa mais comum está a alteração na biomecânica dos pés durante a caminhas. O tratamento visa retirar o(s) fator (es) de causa, fisioterapia e medicamentos. Em casos refratários ao tratamento conservador, está indicado a cirurgia.

Ruptura de tendão de Aquiles

O tendão de Aquiles (calcâneo) é o mais espesso e resistente do nosso corpo humano. Ele esta localizado entre o músculo da panturrilha e o calcanhar. A ruptura deste tendão, é mais frequente em atletas, que durante pratica esportiva, sentem uma “pedrada” no calcanhar (sinal da pedrada), e apresentam em seguida dificuldade para realizar movimento com o tornozelo/pé. A ruptura total deste tendão tem em sua grande maioria a indicação do tratamento cirúrgico como escolha. Atualmente existem técnicas minimamente invasivas para realização de sua reconstrução.

Entorse de tornozelo

A entorse é um movimento excessivo, além dos limites normais da articulação do tornozelo, causando estiramento ou ruptura de ligamentos. A entorse de tornozelo é uma das lesões musculoesqueléticas frequentemente encontradas na população ativa, que geralmente envolve lesão dos ligamentos laterais. Ocorre com maior frequência nos atletas de futebol, basquete e vôlei, correspondendo a cerca de 10% a 15% de todas as lesões do esporte. Após o diagnostico e excluído a presença de fraturas, o tratamento é realizado através de repouso, imobilização do membro lesionado, uso de medicação analgésica e anti inflamatória e reabilitação através da fisioterapia.