Principal / Ortopedia / Cirurgia Quadril

CIRURGIA QUADRIL

Quando estiver em casa...

Alguns conselhos práticos: - Use um avental com bolsos amplos para levar objetos. Assim, é possível ter as mãos livres para usar muletas e manter o equilíbrio ao caminhar, evitando quedas.
- Mantenha a ferida limpa e seca e informe seu médico sobre qualquer vermelhidão no local.
- Seja constante nos exercícios de fisioterapia. Assim, fará com que sua recuperação seja mais rápida.
- Os retornos iniciais são feitos em ambulância para evitar complicações com a artroplastia.
- Retire objetos como mesas de centro, tapetes, obstáculos que possam levar a queda.
- Cuidado a noite para se locomover, sempre com luzes acesas para evitar quedas.
- Tenha sempre uma pessoa junto para auxiliá-lo na locomoção nas primeiras semanas.

Providenciar antes da Cirurgia

- Andador;
- Par de Muletas;
- Cadeira para Banho;
- Cadeira de Rodas;
- Coxim Abdutor.

O risco de coágulos também diminui com o movimento, sendo necessário flexionar e estender os tornozelos com frequência, durante o período de imobilização, e passar de cama para cadeira assim que o médico indicar.

Importante: durante várias semanas depois da cirurgia, o paciente recebe tratamento que previde a formação de coágulos.

Que cuidados devo ter durante o Pós-Operatório?

O mais importante é não submeter o quadril a posições extremas: até que seu médico permita, não cruze as pernas, não se incline enquando estiver sentado e nem gire os pés em excesso para fora ou para dentro.

Expectativas depois da Cirurgia

Mais de 80% dos indivíduos submetidos à Artroplastia de quadril podem caminhar sem a ajuda após a recuperação. Depois de seis semanas, a maioria dos pacientes é capaz de realizar atividades simples, a recuperação é mais rápida com a prática constante de exercícios e cinesioterapia.

ARTROPLASTIA DE QUADRIL

O que é Artroplastia de Quadril?

É uma cirurgia que se destina a aliviar a dor e melhorar o movimento do quadril em pacientes com patologias nessa articulação, por meio de substituição da articulação por uma prótese.

Como é a Articulação do Quadril?

A Articulação do quadril é formada pela pelve fêmur. A união de ambas as partes permite movimentos como sentar-se, levantar-se ou caminhar.
Quando a articulação está muito danificada, é preciso substituí-los através de uma artroplastia.
Quais as causas da Artrose do Quadril?

A Artrose do quadril, ou desgaste da articulação do quadril é causada por:
- Osteoartrite, artrite reumatóide ou espondilite anquilosante (inflamações crônicas que provocam dor e rigidez).
- Falta de cicurlação sanguínea, que causa morte do osso ou de parte dele.
- Tumores Ósseos.
- Uso prolongado de esteróides.
- Luxação congênita da articulação.

Em que consiste a Cirurgia?

A intervenção é realizada com anestesia geral ou raquidiana e dura cerca de 1 hora. Durante a cirurgia, são removidas as partes danificadas de ossos e cartilagem (mantendo-se as partes sadias) e substituídas por próteses de metal, plástico ou cerâmica, que permitem os movimentos naturais.
Essas próteses podem ter três partes: uma cavidade que substitui o acetábulo do quadril, uma esfera que substitui a cabeça do fêmur e uma haste metálica que adere ao corpo do osso para estabilizar a peça.

Como saber se eu preciso de Artroplastia de Quadril?

O médico realizará uma avaliação pré-operatória completa para determinar seu nível de limitação, o impacto sobre sua qualidade de vida e seu estado geral de saúde.

Qual é a duração da recuperação da Cirurgia?

Em geral é preciso permanecer no hospital entre dois a três dias depois da operação. Durante esse período, o paciente pode ter dor, que é aliviada com analgésicos.

Que complicações essa operação pode ter?

Além da possibilidade de infecção, inerente a toda intervenção cirúrgica, as cirurgias dos membros inferiores aumentam o risco de desenvolver trombose venosa profunda (formação de coágulos sanguíneos nas veias profundas) ou embolia pulmonar (quando um desses coágulos se desprende e se aloja no pulmão). São utilizados medicamentos para minimizar estas complicações.